data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação (Husm)
Com 86 novos casos de Covid-19 registrados no boletim epidemiológico do município (atualizado no sábado), Santa Maria chega ao total de 8.629 pessoas contaminadas pelo coronavírus.
Até domingo, o número de óbitos se mantinha nos mesmos 114 desde quinta-feira. A ocupação de leitos em Santa Maria vem subindo nos últimos dias. De acordo com dados do painel da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atualizado no domingo às 17h06min, a taxa de ocupação em Santa Maria chegou a 86,2%, o que representa 94 leitos ocupados, dos 109 disponíveis.
O Rio Grande do Sul, como um todo, apresentou piora nos índices da doença em relação à semana anterior e isso preocupa as autoridades de saúde. Na sexta-feira, pela segunda semana seguida, a região de Santa Maria foi classificada em bandeira vermelha no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.
VÍDEO: casos de Covid-19 mais que dobraram em um mês em Rosário do Sul
RECURSO
A Associação dos Municípios da Região Centro (AM Centro) protocolou recurso para reverter essa decisão.
- O argumento maior é que há muitas pessoas de fora da região que estão lotando as UTIs - explica o presidente da AM Centro, Carlos Augusto Brum de Souza, que é prefeito de Tupanciretã.
Estado registra 62 mortes por coronavírus neste sábado
Conforme a controladora geral do município, Carolina Lisowski, a prefeitura de Santa Maria optou por não entrar com recurso. Se o pedido da AM Centro for aceito pelo governo do Estado, ela explica que o comitê local deve analisar a situação:
- A tendência é que a cidade seja mais restritiva em razão do momento que estamos passando. Isso ainda será avaliado.